sábado, 3 de abril de 2010

das receitas

confesso que vou tendo menos energia para responder aos mails em que nos perguntam como se abre uma livraria. e que tal alguma pesquisa na internet? é que responder a estes mails leva algum tempo, não é uma cena tipo receita de bolo de laranja. ainda assim vou tentar:
COMO ABRIR UMA LIVRARIA (para 2 pessoas)
tempo de preparação: 6 meses

dificuldade: média
Ingredientes
dinheiro
criatividade
estoicismo
paciência
Preparação
Junta-se um pequeno montante de dinheiro à criatividade e decide-se que raio de livraria se quer abrir. Fazem-se algumas contas e começa-se a procurar um espaço. Depois vai-se aqui e cria-se uma empresa (eles explicam como). Começa-se a mobilar a livraria e a contactar editoras para saber quais as condições comerciais (junte-se agora a paciência). Pode dar jeito ver que livrarias existem e o que escolheram fazer (para imitar ou para evitar). Gostar de ler é uma vantagem mas não garante nada (a partir de agora vão ler-se mais badanas que livros). Ter um amigo contabilista pode dar jeito mas não é essencial porque as contas podem fazer-se várias vezes até que o resultado seja aquele que queríamos desde o início. E a partir daqui entra o estoicismo.
(se alguém faz um link para este post eu entro em depressão, não me lixem, esta porcaria não interessa nem um bocadinho e, além disso, está muito mal escrita)