terça-feira, 22 de outubro de 2013

sumário

- aprender a acordar; abrir os olhos; fazer a transição do son(h)o para a vigília
- rejeitar síndromes que justificam a tristeza; dizer eu posso mais
- mostrar a biblioteca às crianças
- ler a biografia de Tagore, por Bento de Jesus Caraça (1939)
- anotar várias coisas: os pensamentos que me ocorrem acerca daquele rapaz que cresceu com uma perna amarrada a uma mesa na lavandaria onde a mãe trabalhava; a relação entre o espaço e o carácter (natureza como oponente ou como adjuvante); a importância da tradição oral na partilha do texto sagrado e das histórias infantis
- ouvir o que a C tem para dizer sobre a Índia, a Guatemala e a Tanzânia; métodos de viagem
- desligar, como aquele iogi sugere, quem tem de ser desligado (evitar responsabilidades excessivas)
- continuar a tentar ser uma mãe decente (substituição de preceitos, desfranzir a testa, proteger e demonstrar)