sábado, 1 de fevereiro de 2014

Achados na Achada: todos os Sábados das 11:00 às 17:00 livros de 1€ a 5€ à venda no terraço da Casa da Achada

- Querem vocês saber? Uma tarde, estava eu no Largo do Rossio...
- No Largo do Rossio?
- Sim, rapaz! - afirma Gadunha erguendo a cabeça, cheio de importância. - Estava eu no Largo do Rossio a ver o movimento. Vá de passar o pessoal para baixo, famílias para cima, um mundo de gente, e eu a ver. Nisto, dou com um tipo a olhar-me de esguelha. Cá está um larápio, pensei eu. Ora se era!... Veio-se chegando, assim como quem não quer a coisa, e meteu-me a mão por baixo da jaqueta. Mas eu já estava à espera!... Salto para o lado e, zás, atiro-lhe uma punhada nos queixos: o tipo foi de gangão, bateu com a cabeça num eucalipto e caiu sem sentidos!
Uma gargalhada acolhe as últimas palavras do Gadunha.
- Um eucalipto?
Apenas por um pormenor, estragou uma tão bela história.