terça-feira, 13 de abril de 2010

Vai buscar !



"Tais são, pois, as fundamentais, capitais e filosóficas razões que me induziram a edificar a obra sobre a base de partes separadas - definindo a obra como uma partícula da obra e tratando o homem como uma fusão de partes do corpo e da alma., enquanto a humanidade inteira me surge como uma mistura de partes. Porém, se alguém me levantasse a seguinte objecção: que esta minha concepção parcial não é em boa verdade concepção nenhuma, mas uma brincadeira, logro, gozo e engano, e que em vez de me submeter às severas regras e cânones da arte, eu estou a tentar enganá-las através de artimanhas irresponsáveis, esquemas e caretas, eu responderia que sim, que essa é a verdade, que esses são justamente os meus propósitos. E, por deus - não hesito ao confessá-lo-, eu desejo tanto esquivar-me da vossa arte, meus senhores, como de vós mesmos, pois já não vos consigo suportar mais com a vossa arte, com as vossas concepções, a vossa atitude artística e todo o vosso meio artístico."


- Gombrowicz -